A coleção Girolhar conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para a família.
É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem. Trata-se de um projeto original e diferenciado que foi construído de forma colaborativa, ouvindo escolas, professores e especialistas em Educação Infantil.
Os kits da coleção Girolhar vêm em caixas recheadas de materiais especiais para as crianças das etapas 3, 4 e 5 anos e também para as famílias.
A coleção conta ainda com o Cubetto, o simpático robozinho que é um convite à aventura e às descobertas!
Uma coleção para crianças do século XXI
O Giro traduz o movimento, que é uma linguagem típica das crianças, remete também aos rodopio presentes em tantas brincadeiras e brinquedos infantis.
O Olhar trás à Coleção a importância do ver e do ser visto, de dar visibilidade às infâncias, à criança como sujeito de direitos, protagonista, potente e capaz.
CADA KIT É COMPOSTO POR:
• 2 livros – um módulo por semestre.
• 2 blocos de material de apoio – um módulo por semestre.
• Pasta da família – com recursos para envolver os familiares na educação das crianças.
• Sacola Girovai Girovem – para facilitar a comunicação entre familiares e escola.
• 2 livros físicos de literatura + 1 livro digital.
• Fichas da família – para comunicar aos familiares os momentos especiais de aprendizado com a criança.
• Kit para espiar.
LITERATURA INFANTIL: Literatura infantil coleção Quem sou eu?, produzida exclusivamente para o Girolhar. Apresenta, de forma lúdica, grandes personagens da história da arte da literatura para as crianças.
SACOLA GIROVAI GIROVEM: Para facilitar a comunicação entre familiares e escola. FICHA DA FAMÍLIA, para comunicar aos familiares os momentos especiais de aprendizado com as crianças.
CUBETTO: A coleção conta com o projeto de robótica e pensamento computacional – o Cubetto, o simpático robozinho da coleção Girolhar, que é um convite à aventura e às descobertas.
Conheça o Cubetto:
A criança
é feita de cem.
A criança tem
cem linguagens
e cem mãos,
cem pensamentos,
cem maneiras de pensar,
de brincar e de falar.
Cem e sempre cem
modos de escutar,
de se maravilhar, de amar
cem alegrias
para cantar e compreender.
Cem mundos
para descobrir
Cem mundos
para inventar
Cem mundos
para sonhar.
A criança tem
cem linguagens
(mais cem, cem e cem),
mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura
lhe separam a cabeça do corpo.
Dizem à criança:
de pensar sem as mãos,
de fazer sem a cabeça,
de escutar e não falar,
De compreender sem alegrias,
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem à criança:
de descobrir o mundo que já existe
e, de cem,
roubam-lhe noventa e nove.
Dizem à criança:
que o jogo e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,
O céu e a terra,
a razão e o sonho,
são coisas
que não estão juntas.
E assim dizem à criança:
que as cem não existem.
A criança diz:
de jeito nenhum. As cem existem.
– Loris Malaguzzi
Tradução de Lella Gandini