ESB permanece invicta no Campeonato Brasiliense de Vôlei

16/7/2024

Por meio do Projeto DF Vôlei, o time da Escola Salesiana Brasília (ESB) conquistou o primeiro lugar do Campeonato Brasiliense Sub 18, desbancando o time que era a base da seleção Sub 18 do DF. A alegre surpresa da vitória se dá pelo fato de os atletas da ESB serem mais novos em relação ao time que disputou o jogo final. “Por se tratar de uma competição acima da categoria da maioria dos atletas da nossa equipe, não tínhamos aquela cobrança com resultado, ele veio através da dedicação plena do grupo e justamente na final contra um time forte que era a base da seleção Sub 18 do DF. E para o nosso grupo, que é bem mais novo, essa vitória é muito gratificante. É a coroação do nosso trabalho”, comenta o Técnico do Projeto DF Vôlei, Adiel Carvalho. O Campeonato Brasiliense Sub 18 foi realizado pela Federação de Vôlei do DF (FVDF) e aconteceu na quadra do Colégio Cor Jesu, de Brasília (DF).

"A conquista do Campeonato Brasiliense teve seus momentos de dificuldade, principalmente na final [...]. A vitória do campeonato mostra como a base do nosso time, que é muito nova e batalhadora, ainda conseguiu alcançar a vitória sobre o Supervolei, que era a base da seleção sub 18 do DF, o qual tinha a obrigação de ganhar”, comenta o estudante e atleta salesiano Henrique Hoffmann. “Ainda devo agradecer o excelente trabalho dos meus técnicos Adiel e Fabrício pelo ótimo trabalho e resiliência, sempre lá pra ajudar nas horas de dificuldade do campeonato, coordenando o time para alcançar a vitória”, conclui.

“Foi uma sensação incrível e também um desafio enorme pra mim, pois eu não atuava na posição que atuo hoje, então foi um desafio e tanto para conseguir me adaptar a certas situações como o passe, a cobertura, com a visão tática e também a consciência do jogo, mas com a colaboração de todos os componentes da equipe conseguimos conquistar a vitória, mesmo o time sendo composto por uma equipe quase 100% sub 16 e o adversário ser composta por atletas da seleção de base do Distrito Federal, que conquistaram o 4° lugar no CBS (Campeonato Brasileiro de Seleções). Nós, atletas da ESB (Escola Salesiana Brasília), conquistamos a categoria Sub 18”, conta Cristian Vieira de Castro.

PROJETO DF VÔLEI NA ESCOLA SALESIANA BRASÍLIA (ESB)

Para participar do Projeto DF Vôlei, Adiel conta que os jovens são selecionados pelo biotipo e qualidades físicas essenciais para o esporte, “mesmo que não sejam atletas, pois o nosso trabalho foca no desenvolvimento do atleta”.

A parceria com a ESB já conta com resultados muito expressivos ao longo de pouco mais de um ano:

1. Campeão dos Jogos da Federação do Desporto Escolar em 2023

2. Campeão dos Jogos Escolares do DF - Etapa Distrital em 2023

3. Campeão dos Jogos Escolares do DF - Etapa Regional Plano Piloto em 2023 e 2024

4. Campeão Brasiliense Sub 16 - Divisão Especial 2024

5. Campeão Brasileiro Sub 18 - Divisão Especial 2024

Os estudantes salesianos ainda formaram as bases das seleções abaixo:

. Campeão dos Jogos Escolares Brasileiros da Juventude em 2023 - 1° Divisão

. Vice Campeão Campeonato Brasileiro de Seleções - 1° Divisão, com as premiações para os atletas Salesianos Henrique Hoffmann e Ian Lima Cardoso como melhores centrais

“É uma sensação de dever cumprido e que o trabalho está sendo direcionado da forma correta. Atribuo os excelentes resultados à disciplina, dedicação e principalmente ao amor ao voleibol por parte dos atletas e comissão técnica”, comenta Adiel sobre os resultados alcançados.

Escrito por Janaína Lima (Rede Salesina Brasil)