O que é o Novo Ensino Médio?
O Novo Ensino Médio é a nova proposta do Governo Federal para reestruturar o atual Ensino Médio. A partir de mudanças recentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Objetivo
O objetivo é garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.
Pressupostos para uma nova educação
De acordo com a Maria Leoneide, Mestre em Educação, em entrevista à Rede Salesiana Brasil (RSB)
“As mudanças buscam sintonizar as escolas de Ensino Médio – pública e privada – comas exigências da sociedade contemporânea e com as expectativas dessa geração do século XXI. Para isso, a proposta é oferecer um Ensino Médio que possibilite não só melhorar a qualidade de aprendizagem dos estudantes, como também proporcionar maior autonomia, protagonismo e engajamento dos adolescentes e jovens na construção do seu projeto de vida, de maneira que possam levar para avida, o que aprenderam na escola e assim contribuírem mais e melhor com a construção de uma sociedade mais humana, solidária e cidadã.”
Estrutura do Novo Ensino Médio
Para tal, a Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, sendo uma das mais relevantes, a ampliação na previsão da carga horária do estudante que totalizará 3000 horas, a serem distribuídas em 1800 horas para a formação geral e 1200 horas para os itinerários formativos. Para cada série do Ensino Médio teremos a alocação de 1000 horas.
O que são os itinerários formativos?
Os itinerários formativos são uma das novidades da proposta Novo Ensino Médio que permite aos estudantes escolherem em qual área do conhecimento desejam se aprofundar.
O Ministério da Educação explica que os Itinerários Formativos são conjuntos de unidades curriculares ofertadas pelas escolas que possibilitam aos estudantes aprofundamento de seus conhecimentos. E que os itinerários podem colaborar na preparação dos jovens tanto para continuarem aos estudos no Ensino Superior quanto para o mundo do trabalho. Esses itinerários podem ser ordenados por áreas de conhecimento e formação técnica e profissional, ou mobilizar competências e habilidades de diferentes áreas ou da formação técnica e profissional.
Áreas de conhecimento
A BNCC preconiza quatros áreas de conhecimento (linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas) englobam um conjunto de habilidades e competências que aprofundam e consolidam os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental.
Novo Ensino Médio Salesiano
Para Paulo Rogedo e Luciano Carielo, gestores pedagógicos da Inspetoria São João Bosco (ISJB), a escuta tem papel estratégico em momentos de decisão. Por isso, foram criados espaços de diálogo e reflexões com a comunidade escolar para mapear as expectativas e estabelecer diretrizes pedagógicas com foco no desenvolvimento de competências e habilidades dos discentes.
Com foco na inovação, o Novo Ensino Médio das escolas salesianas da Inspetoria São João Bosco recebeu uma identidade visual própria que tem os estudantes como protagonistas de suas escolhas. "A marca i9+ foi criada de forma colaborativa e representa bem a proposta inovadora elaborada conjuntamente com os alunos e a comunidade escolar'', afirma Igor Gomes, gerente de comunicação e marketing.
Atentos ao legado de São João Bosco continuamos empenhados para que “Todo o ambiente salesiano deve ser para os jovens: casa que acolhe, paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida, e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”.
Leia também:
1. Base Comum Curricular (BNCC);
3. Referenciais para Elaboração dos Itinerários Formativos, Portaria 1.432;
4. Lei 13.415 de 16/02/2017 altera a LDB 9.394/96;