Você sabe como funciona e quais são os critérios considerados na composição de cada turma de alunos? Essa é uma dúvida que costuma aparecer em algum momento, quando os pais passam a acompanhar de perto a rotina escolar dos filhos. Na rotina de sala de aula, os próprios estudantes passam por essa dúvida, principalmente quando precisam encarar a separação de colegas de turma com os quais gostariam de permanecer durante o novo ano.
A formação de novas turmas é uma oportunidade para que as escolas impulsionem boas características e aprimorem pontos a serem trabalhados em cada estudante.
Evitar reforçar comentários e rótulos que classificam grupos como mais atrasados, barulhentos ou menos colaborativos, por exemplo, é um dos esforços que as equipes pedagógicas empenham na organização de novas turmas, em instituições atentas a este cuidado.
Esses rótulos podem acabar efetivando características indesejáveis que não necessariamente se confirmariam caso fossem identificadas a tempo.
Na formação de turmas o Colégio Salesiano Jardim Camburi visa favorecer as dinâmicas desejadas em sala de aula e, assim, a qualidade da aprendizagem coletiva. Evitando segregações ou criação de bolhas de zonas de conforto que dificultam o desenvolvimento das habilidades de socialização.
Sociograma
Em um diálogo constante com as educandos e educadores, os orientadores educacionais cumprem o papel de identificar dificuldades e aprimorar o trabalho pedagógico de gestão de turmas, identificando redes de relacionamentos. Por meio do sociograma a escola identifica lideranças, isolamentos, suportes e outros papeis que devem ser aprimorados ou trabalhados com cuidados específicos. A construção de uma turma ideal busca criar um sociograma onde todos se sentem capazes, seguros e respeitados.
Mas e o vínculo entre colegas?
De acordo com cada faixa etária a escola trabalha para ampliar o círculo de amizades dos alunos e as alterações nas configurações das turmas favorecem esse trabalho. Importante destacar com o convívio entre amigos se dá não apenas em sala de aula, mas em todos os espaços e momento educativos que a escola possibilita. Certamente os vínculos construídos são significativos para o desenvolvimento dos alunos, bem como a ampliação desses vínculos.